Outubro está quase a terminar

O mês está quase no fim, e, daqui a alguns dias, celebra-se o Pão por Deus. Contudo, podemos encontrar alguns pontos em comum com o Halloween celebrado em países anglófonos.

Em ambos, as crianças vão, de casa em casa, em grupos e realizam um peditório, normalmente de doces... em Portugal, o dia de Pão por Deus, era o dia em que antigamente se oferecia pão, bolos, vinho e outros alimentos aos mortos, de forma a pedir pela sua alma – por isso, também é conhecido como o “Dia do Bolinho“.

Por seu turno, o nome Halloween decorre da junção das palavras hallow, que significa "santo", e eve, que significa "véspera". Com a colonização das terras americanas, a tradição foi incluída na cultura da América, sobretudo nos Estados Unidos.

As crianças usam fantasias e batem nas portas das casas dizendo a tradicional frase: “doce ou travessura?” (trick or treat, em inglês). A brincadeira consiste em pedir doces, ameaçando cometer uma travessura a quem negar as guloseimas. O pedido de doces realizado pelas crianças está relacionado com a antiga tradição celta. Como forma de apaziguar os espíritos mau as pessoas lhes ofereciam comida. As mulheres celtas faziam um bolo chamado de “bolo da alma”.

Apesar de se celebrarem de forma diferente, estas duas... podemos chamar-lhe, festas... têm uma mesma origem: o culto aos mortos.

Quer festeje o Pão por Deus, ou o Halloween, venha à Trapinhos da Filó personalizar o seu saquinho do peditório de doces!! Estamos à sua espera.

Comentários